“Desenho é representação gráfica. Ilustração é ideia.”

No dia 14 de setembro de 2017 a Etec Carapicuíba recebeu o ilustrador Doug Lira para uma palestra e bate-papo sobre a profissão de Ilustrador e sua experiência no mercado Publicitário.

A palestra contou com a participação de todas as turmas dos cursos técnicos de Comunicação Visual e Multimídia do período noturno, além de diversos ex-alunos de ambos os cursos.

Foi uma noite muito agradável, com o Doug falando de sua origem artística na cidade de Osasco. Foram muitas risadas com as histórias hilárias dele enquanto aprendia sobre desenho e ilustração.

Sem nenhum pudor ou vergonha ele abriu o jogo, revelando os materiais que produziu desde a adolescência. Pudemos ver seus primeiros desenhos, verdadeiras pérolas da evolução artística dele. Conhecemos “Sonado, um guerreiro importante da sua vila”, o “Herói, claramente um policial” e seu grande arque-rival, mesmo eles nunca tendo sido vistos juntos, entre outras coisas fantásticas. Foi realmente muito inspirador constatar que aqueles artistas que a gente tanto admira começaram do mesmo modo que nós, com seus desenhos ainda indecisos, mas cheios de esperança.

Essa é aquela época em que a gente faz um desenho, mostra pros amigos e diz: Esse é o Sonado, ele é um grande guerreiro da sua vila e tal…

Ele nos contou sobre a grande importância e influência que seus amigos, companheiros de desenho, tiveram em sua jornada, servindo como inspiração e claro, como metas a serem superadas.

…seu amigo te mostrava um desenho e você dizia: Nossa, que irado!
Ai você ia pra casa e pensava: Maldito, preciso superá-lo!

Falou também da importância das revistas que ele encontrava nas bancas de jornal e que ensinavam a desenhar.

..olha mãe, eu vou desenhar igual a Denise Akemi…. seu filho vai para o Japão um dia!

Conhecemos sua formação artística, começando pelos cursos da Fundação Bradesco, onde fez todos os cursos que pôde. Depois ouvimos sobre seu tempo na Quanta Academia de Artes, onde fez os cursos de “Histórias em Quadrinhos” com o artista Greg Tochini e “Ilustração” com o Davi Calil. Rimos muito com seus conselhos sobre “como não fazer uma história em quadrinhos”.

A partir daí pudemos testemunhar, inclusive com material inédito não publicado no portfólio do artista, toda a sua evolução artística a partir do momento em que ingressou no mercado de trabalho. A chance de produzir material no estúdio da Quanta, os primeiros trabalhos editoriais e, finalmente, o ingresso no mercado publicitário. Os desafios de um mercado que exige muito e em pouco tempo.

Pudemos ver suas principais referências e inspirações. Ouvimos sobre a importância de ser um “generalista” e sobre a parceria com os diretores de criação/arte.

Ainda houve tempo para ouvirmos dicas preciosas sobre a criação de “network”, montagem de portfólio, busca pelo estilo pessoal e materiais de referência (grupos, sites, livros, escolas etc).

No final ele ainda encontrou tempo para conversar com os alunos, fazer alguns sketches e ver alguns trabalhos da galera.

A Etec Carapicuíba agradece ao artista Doug Lira por ter reservado um momento na sua agenda para atender aos alunos e compartilhar um pouco da sua experiência. Obrigado Doug!

Esperamos nos ver novamente em breve para outra noite de conhecimento como esta.

Confira alguns dos projetos nos quais o Doug Lira trabalhou:
GIGANTE: https://www.youtube.com/watch?v=_2cA63D3QMU
Dia dos Pais: https://www.youtube.com/watch?v=oXg7lOVuwBk
Curta do Pescador: https://vimeo.com/69363293

Aqui você confere todo o material da Palestra!

Conheça o Portfólio do artista no Behance:

Confira a galeria de fotos:

Confira a palestra:

Créditos:
Palestrante: Doug Lira
Fotos: Ariovaldo (aluno do 2º módulo de Processos Fotográficos, período noturno)
Vídeo: Ariadne Heloisa / Joy / Sandro Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *